Ouvir o Profeta para salvar nossa família
Acredito que nunca foi tão necessário dar ouvidos a um Profeta vivo. O Senhor sabe a necessidade de cada um de nós e, ao estudar a mensagem da Primeira Presidência do mês de setembro fiquei muito feliz ao ver que o Profeta nos ensinou sob o título de “Estamos preparados?“.
Eu e minha família conhecemos a Igreja desde 1995 e desde então aprendemos os princípios de industriosidade, frugalidade, autossuficiência e a generosidade com o próximo. Isso tem sido ensinado por cada um dos Profetas da Igreja até hoje. O motivo é porque ainda não colocamos em prática.
Nesse artigo eu gostaria de ressaltar algumas palavras do Presidente Monson. Palavras que são tão próximas e tão necessárias para nós. Em um próximo artigo vou falar da importância de um Profeta vivo em nossos dias (pois aqui ficaria muito extenso).
Primeiramente, pais: salvar nossa família é a missão em que nos empenhamos em realizar diariamente. Trabalho, estudos, frequência às reuniões da Igreja, fidelidade aos mandamentos, tempo dedicado ao lar e amor. Tudo isso é feito em benefício de nossa família, nossos filhos. Podemos ser mais eficiente e eficazes nessa missão tão importante:
Recomendamos a todos os santos dos últimos dias que sejam prudentes em seu planejamento e modestos em seu estilo de vida e evitem dívidas excessivas ou desnecessárias. [1º] Um número muito maior de pessoas conseguiria sobrepujar as dificuldades de sua vida financeira se tivesse um estoque de alimentos e de roupas e nenhuma dívida. [2º] Constatamos que muitos seguiram esse conselho ao contrário: têm pelo menos um ano de dívidas e estão sem nenhum alimento.” (grifo meu)
Se fizermos parte do primeiro grupo, aquele que tem um estoque de alimentos, de roupas e nenhuma dívida então temos a promessa de sobrepujar as dificuldades financeiras da vida. Porém se fizermos parte do segundo grupo, não temos promessa alguma. E isso significa que nossa família vai sofrer! Nós vamos sofrer!
Os santos dos últimos dias vêm sendo aconselhados há muitos anos a preparar-se para cada dificuldade e a ter algum dinheiro de reserva. Fazer isso eleva imensamente sua segurança e seu bem-estar. Toda família tem a responsabilidade de suprir suas próprias necessidades na medida do possível.” (grifo meu)
Gostaria de repetir: temos que viver de modo a termos um estoque de alimentos (isso inclui água), roupas e nenhuma dívida. Pois “fazer isso eleva imensamente sua segurança e seu bem-estar”. Quem não gostaria de proporcionar tamanha segurança e bem-estar para a família?
Vou citar alguns poucos erros do dia-a-dia que podem ser evitados quando não temos um orçamento equilibrado:
- Comprar o último celular ou Smartphone lançado.
- Comprar aquela roupa de marca.
- Trocar ou comprar um carro.
Ao viver essa situação, assim como muitos pensei: “Mas eu preciso disso, ou preciso daquilo…”. E o problema não é adquirir essas coisas. O problema é a ordem que fazemos isso. Ter um orçamento equilibrado significa gastar menos do que ganhamos. E por mais que um carro um Smartphone novo ou uma roupa nova possam trazer algum bem-estar, dar ouvidos ao Profeta elevará imensamente nossa segurança e bem-estar. Para então termos a segurança de adquirir novos bens.
Nos tempos modernos, isto é nosso tempo, mostramos se obedecemos o Profeta ou não em situações como essa. Podemos viver de modo previdente e ter tudo o que precisamos. Tenho certeza que o Pai Celestial reconhecerá nossa diligência e nos abençoará cada vez mais.
Por fim gostaria de compartilhar as perguntas que o Presidente Monson fez, para nossa reflexão:
Será que estamos preparados para as emergências de nossa vida? Será que nossas habilidades estão aperfeiçoadas? Vivemos de modo previdente? Temos nosso suprimento de reserva à mão? Somos obedientes aos mandamentos de Deus? Será que seguimos os ensinamentos dos profetas? Estamos preparados para dividir nosso sustento com os pobres e necessitados? Estamos quites com o Senhor?
Irmãos e irmãs, o mundo hoje está em terríveis condições e nunca foi tão necessário nos preparar (e rápido) pois:
Vivemos em tempos conturbados. O futuro é muitas vezes uma incógnita; portanto, cabe a nós preparar-nos para as incertezas. Quando essa hora chegar, o tempo de preparação já terá passado.
Não vamos deixar esse tempo acabar sem a devida preparação. Isso pode significar um sofrimento muito grande para nossas famílias.
Hoje é dia de Conferência Geral. Lembrem-se que dar ouvidos ao Profeta pode salvar nossas famílias.
Excelentes observações meu irmão. O armazenamento doméstico é algo que me preocupa e muito, a maioria das nossas famílias não os tem e nem conseguem se manter por duas semanas. Isso precisa ser bastante batido nas Estacas e alas da igreja.
Prefiro ouvir Senhor para direcionar um minha vida e de um minha família.
Estar preparado é fundamental para nossa vida tanto espiritual quanto temporal. Sinto-me privilegiado por conhecer este evangelho e pelas oportunidades que a igreja proporciona para o nosso crescimento e preparação para o que há de vir.